Blog

Medicamentos para reduzir colesterol geram perda de massa muscular

Medicamentos para reduzir colesterol geram perda de massa muscular

As estatinas são muito eficazes na redução do colesterol, mas sua ação pode afetar a de outras substâncias importantes. Um dos efeitos colaterais é a perda de massa muscular, efeito que, além de indesejável, pode gerar também dores musculares e fraqueza.

Veja neste artigo o que são as estatinas, como elas interferem na perda de massa magra e como tentar reverter o quadro.

O que são as estatinas? Elas interferem na perda de massa muscular?

Estatinas é o nome de um grupo de medicamentos que têm a função de interromper a produção de colesterol no fígado. As estatinas possuem estrutura esteroide e atuam na enzima HGM-CoA redutase, a enzima que produz o colesterol.

Entre as drogas mais conhecidas desse grupo estão a sinvastatina, rosuvastatina, pravastatina e atorvastatina. Além de serem utilizadas no controle do colesterol, são também úteis na prevenção de doenças cardiovasculares.

O uso contínuo de estatinas, apesar dos benefícios em relação ao LDL alto, pode diminuir a massa magra. Cerca de 5% a 10% dos pacientes desenvolvem miopatia (lesão / perda de massa muscular), caracterizada clinicamente por dor muscular, fraqueza e/ou câimbras.

Por que as estatinas contribuem para a diminuição da massa magra?

Para o colesterol ser formado, existe uma cadeia de substâncias que se interligam. O colesterol é um dos três produtos finais dessa cadeia – a mevalonato. A enzima na qual a estatina é inibida é a enzima HGM-CoA redutase. Porém, nesse processo de inibição de sua ação, outros elementos são afetados. Muitos desses elementos têm funções bioquímicas importantes.

Os outros dois produtos resultantes da cadeia de síntese do colesterol são a ubiquinona e o dilochol.

Vamos falar especificamente dos efeitos colaterais provenientes do bloqueio da ubiquinona.

A ubiquinona ou coenzima Q10 (Co-Q10) é um nutriente essencial. Ela desempenha um papel importante na produção de energia nas células e ajuda no transporte de elétrons para o citocromo-oxidase, a nossa principal enzima respiratória. O coração exige níveis elevados de Co-Q10. A enzima Co-Q10 é encontrada em todas as membranas celulares, onde ela desempenha um papel na manutenção da integridade da membrana, tão fundamental para a condução nervosa e a integridade muscular.

O Co-Q10 também é vital para a formação de elastina e colágeno. A deficiência dessa enzima pode gerar perda de massa muscular levando à fraqueza e dores lombares severas, insuficiência cardíaca (já que o coração também é um músculo), neuropatia e inflamação dos tendões e ligamentos, levando muitas vezes à ruptura.

Esse efeito colateral faz com que muitas pessoas interrompam o uso de estatinas. Ou, quando continuam o tratamento, podem enfrentar grandes dificuldades ao realizar exercícios físicos, além de não conseguirem obter resultados satisfatórios no ganho de massa muscular.

Como tentar reverter a perda de músculos causada pela estatina?

Recomenda-se que usuários de estatina reponham colágeno. Porém, existem diversas formas de colágeno e é necessário escolher o mais adequado para o ganho de massa magra.

A ART ERVAS, através da Iberoquímica, disponibiliza aos seus clientes o  BODYBALANCE™, que é uma combinação de Peptídeos Bioativos de Colágeno®. Ele é obtido a partir de um processo tecnológico especial e patenteado, que origina peptídeos específicos para atuar no aumento e/ou manutenção da massa muscular.

Benefícios de BODYBALANCE™ para indivíduos que fazem uso de estatinas:

  • Peptídeos bioativos de colágeno específicos para a musculatura;
  • Melhora a composição corporal em combinação com exercícios físicos;
  • Aumenta a massa magra;
  • Diminui a gordura corporal;
  • Retarda a perda da massa muscular proveniente ao envelhecimento e uso de estatinas;
  • Recuperação de 10 anos de perda de massa em 3 meses de uso contínuo.

Assim, existe uma maneira fácil de tentar reverter a perda de massa muscular. Ótima solução para quem não pode interromper o tratamento com estatinas.

Quer saber mais sobre BODYBALANCE™?

Entre em contato com um de nossos farmacêuticos 19 36234112 – 19 981610356

 

Compartilhe este post: