Blog

NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO DA TPM

NUTRIÇÃO NA PREVENÇÃO DA TPM

Hoje a Art'Ervas traz para você uma dica da Nutricionista Maria da Conceição A. da Rocha

A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, também conhecida como TPM, é um conjunto de sintomas físicos, comportamentais e hormonais, que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual, causando sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. Para lidar bem com sintomas indesejados nesta fase, procure promover mudanças no seu dia a dia, adotando hábitos de vida saudáveis, como a alimentação, aumentando a  ingestão de alimentos  ricos em vitaminas e minerais, reduzindo o consumo de açucares e gorduras, que levam a um estado de inflamação contínua ao seu organismo,  a pratica de atividades físicas diárias, uso de fitoterápicos que auxiliam no controle dos sintomas mais severos, e por fim,  tratamentos medicamentosos quando necessário.

No que diz respeito à alimentação, vários são os nutrientes envolvidos na melhora dos sintomas, que incluem desconforto abdominal, irritabilidade, dores de cabeça, sensibilidade das mamas, acnes, humor deprimido, aumento do apetite, tonturas, dificuldade de concentração, dentre outros.

Procure incluir na alimentação diária os alimentos fontes desses nutrientes, e como consequência o alivio dos sintomas deixarão você mais feliz e saudável! São eles:  

Magnésio: diminui a retenção de líquidos pelos rins, melhorando o inchaço, a sensibilidade das mamas e dores de cabeça próprios desta fase. As fontes alimentares são os cereais e farinhas integrais, soja, gérmen de trigo, lentilha, castanhas e nozes, espinafre, rúcula, couve e salsinha.

Carboidratos e Zinco: diminuem as acnes e espinhas, pois controlam a oleosidade da pele. As fontes alimentares incluem pães integrais, batatas, milho, mandioca, inhame e frutas em geral. Agrião, alcachofra, carnes em geral, leite, grão de soja e frutos do mar são fontes de zinco. 

Vitamina E, Ácidos Graxos: diminuem as dores de cabeça, mamas e cólicas. São encontrados nos óleos vegetais e de peixes marinhos, azeite de oliva ( preferencialmente o extravirgem), agrião, o espinafre, cereais integrais ( linhaça, chia, quinoa), gema de ovo , abacate.

Vitamina B6: alimentos fontes desta vitamina evitam tonturas, enjôos, taquicardia, dor de cabeça e irritabilidade. Encontrada nos cereais integrais, aveia, melão, amendoim, nozes e castanhas, pão integral, batata, banana, abacate, atum e fígado de boi.

Cálcio: melhora a capacidade de concentração, o humor e retenção de líquidos na TPM. Alimentos fontes são leite e derivados, feijão, aveia, figo, brócolis, couve, broto de alfafa, avelãs e farinha de soja.

Procure evitar o uso de café, cigarro e refrigerantes a base de cola.

 

Compartilhe este post: